O baixista Sergio Vega, parte do Deftones desde 1999, anunciou a saída da banda.
O músico resolveu atualizar os fãs após a banda atualizar a foto do Spotify. Ao longo do vídeo, no qual lê um comunicado sobre a história com o Deftones, Vega lembra da entrada na banda, inicialmente como substituto temporário de Chi Cheng, ocupando a posição definitivamente a partir de 2009, poucos anos antes da morte do baixista e vocalista original.
Apesar dos 23 anos na banda, Sergio Vega disse que a promessa de ser um integrante oficial do grupo sempre era adiada, apesar das sucessivas demonstrações de interesse por parte dele, e o músico trabalhava em regime de contratos.
Na época da pandemia, esse acordo não foi renovado. “Comecei a questionar meu lugar na banda e o futuro que eu queria para minha carreira. Eu realmente comecei a precisar de algo estável”, disse no vídeo (via ThePRP).
Apesar de não estar contratado pela banda, Vega afirma que foi chamado às pressas para Los Angeles para ajudar o grupo com “uma questão interna”. O baixista reafirmou o compromisso com o Deftones, mas avisou os colegas sobre a impossibilidade de seguir com o mesmo contrato.
“Nossos empresários tiveram uma conversa para discutir um novo contrato e me ofereceram o mesmo acordo. Nesse ponto, ficou evidente que não havia oportunidade de crescimento para mim. Então recusei a oferta. E então liguei para os caras imediatamente, para descobrir onde estava a falha de comunicação e resolver isso. Mas não houve resposta”, continuou Vega no vídeo.
A última comunicação da banda com Vega foi por um e-mail, retirando a oferta do mesmo contrato e desejando sorte ao músico. Fora do Deftones desde o fim de 2021, o baixista trabalha como compositor e produtor para outros artistas, além de focar no trabalho com a banda Quicksand.
“Por fim, obrigado ao Deftones. Queria ter a chance de dizer isso pessoalmente. Aprecio todos os anos que passamos juntos”, finalizou Vega. “Aprendi muito com cada um de vocês, quando vocês me recrutaram, criaram um novo sentimento de paixão pela música que eu sempre vou amar e carregar comigo. Vocês realmente mudaram minha vida”.